segunda-feira, 20 de março de 2017

Maria da Penha é indicada ao Nobel da Paz 2017

Maria da Penha, uma mulher que sobreviveu na luta. Ela sofreu a duas tentativas de homicídio e lutou durante 19 anos e 6 meses para colocar seu agressor na prisão.

As indicações para o Nobel da Paz 2017 já foram feitas e ao menos
uma brasileira figura na lista de indicados: a farmacêutica Maria da Penha. Reconhecida no Brasil e já no mundo todo por lutar pelo fim da violência contra as mulheres.

Créditos: Arquivo do Instituto Maria da Penha
Maria da Penha, após as duas tentativas de homicídio do então marido dela, ficou paraplégica por causa das agressões e precisou enfrentá-lo na justiça por 19 anos até que ele fosse preso. Então, passou a militar para que outras mulheres não sofressem o mesmo tipo de violência que ela, inspirando a criação da Lei Maria da Penha – considerada hoje a terceira melhor lei do mundo no combate à violência doméstica.

No Nobel da Paz 2017, a farmacêutica concorrerá com mais 214 indivíduos, entre eles o Papa Francisco. O resultado sairá em outubro. Já foram laureados com o Nobel da Paz: Martin Luther King Jr., Madre Teresa e Nelson Mandela por exemplo.

Conheçam nossos projetos sociais que defendem mulheres vítimas de violência, mais de 150 mulheres atendidas todos os meses, são eles: Centro de Defesa da Mulher Espaço Francisca Franco , Casa da Mamãe e projeto Fazendo Moda. Nós defendemos e promovemos os direitos da mulheres.


Referências: Observatório do Terceiro Setor e Catraca Livre